Prevenção de Acidentes Ampliados

No dia 30 de junho 2021 foi registrado um desastre no município de Rio Claro/SP (Foto: Folha de São Paulo) através de um Acidente Ampliado num posto de combustíveis, com a explosão de um caminhão.
Considera-se um desastre em função do número de pessoas afetadas, sendo quinze pessoas feridas e uma vítima fatal.
Os Acidentes Ampliados não são uma exclusividade de grandes indústrias químicas, nucleares ou do rompimento de barragens de rejeitos. Eles ocorrem em condições que são consideradas menos perigosas, como um posto de combustíveis, um tanque de amônia, ou mesmo uma caldeira.
No caso de Rio Claro fica evidente as limitações e as dificuldades em termos de prevenção, considerando-se: a inércia de algumas pessoas próximas ao caminhão em chamas antes da explosão; o desconhecimento do produto transportado por parte do posto e das autoridades, cuja toxicidade poderia ampliar o desastre; e os ruídos na informação, uma vez que a população local ficou ansiosa com a falta de informações oficiais de crise, e passou a compartilhar informações de várias fontes, que não eram condizentes com a realidade.
Desta forma, a medidas preventivas e a informação do risco devem fazer parte da realidade de quem reside próximo aos riscos.

Share

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!